Alguns treinadores são adeptos do “cholismo”, outros usam a potência dos seus jogadores como se fossem “o Fénomeno”. E há ainda aqueles que apostam na criatividade como se tivessem “Djorkaeffs” no plantel.

O regresso da artilharia pesada nos três grandes faz com que devas dar uma espreitadela nos nossos XIs e ver quem é a melhor opção para encaixar os teus avançados.

Última Actualização: 22 de Fevereiro
Próximo Jogo: @ Rio Ave, 6ª Feira às 20:30
Lesionados: Alexandre Guedes
Em Dúvida: Derley
Indisponíveis: –
A defesa não deve sofrer alterações após a clean sheet diante do Marítimo. No miolo, Fernando Tissone volta a ser opção e pode entrar para o lugar de Cláudio Falcão. Com Alexandre Guedes lesionado e Derley em dúvida, a posição #9 é a que gera mais dúvidas, com Falcone, titular na última jornada, a levar vantagem. O colombiano Cristián Arango é a alternativa e pode ser aposta no XI, ele que foi o herói da eliminatória entre ambas as equipas no duelo da Taça de Portugal.

Última Actualização: 15 de Fevereiro
Próximo Jogo: vs Feirense, Sábado às 16:00
Lesionados: Merlin Tandjigora, Muriel Becker, Bouba Saré, Filipe Chaby
Em Dúvida: –
Indisponíveis: –
A primeira vitória sob o comando de Silas deve significar a aposta no mesmo sistema táctico e só não
étambém o mesmo XI devido à lesão de Filipe Chaby. Para o seu lugar, Fredy deve ser o eleito, mas com Nathan ou mesmo Yazalde a poderem fazer a posição.

Última Actualização: 21 de Fevereiro
Próximo Jogo: @ Paços, Sábado às 20:30
Lesionados: Filip Krovinovic, Eduardo Salvio
Em Dúvida: –
Indisponíveis: –
Com apenas duas baixas por lesão, prolongadas, o treinador não deverá fazer alterações no XI. A condição física de Jonas ainda merece cuidados, mas não deve impedir a sua titularidade. Pode é ser substituído mais cedo no encontro, caso os encarnados estejam em vantagem.

Última Actualização: 21 de Fevereiro
Próximo Jogo: vs Vit. Setúbal, Domingo às 18:00
Lesionados: Edu Machado, Iván Bulos
Em Dúvida: –
Indisponíveis: –
O regresso de Idrissa Mandiang ao miolo do terreno é uma possibilidade, para reforçar um sector que mostrou fragilidades em segurar o ataque do Benfica. As implicações desta possível alteração afectariam o eixo do sector mais recuado dos axadrezados, com Nuno Henrique a dar o lugar a Stéphane Sparagna. Nas faixas deve residir a principal dúvida de Jorge Simão, com Kuca a ser a alternativa aos prováveis titulares.

Última Actualização: 21 de Fevereiro
Próximo Jogo: vs Tondela, Segunda às 19:00
Lesionados: José Marafona, Mauro, Fransérgio, Ricardo Ferreira, João Carlos Teixeira
Em Dúvida: –
Indisponíveis: –
Com jogo europeu entre duas jornadas é provável que voltem as rotações. Assim, na defesa, Diogo Figueiras e Nuno Sequeira podem ser os laterais escolhidos. No meio-campo, Danilo Silva não foi convocado para o jogo com o Marselha e tem boas possibilidades de ser titular. Nas faixas, as alternativas são Bruno Xadas e Fábio Martins, enquanto na frente, Ahmed Hassan pode ser a referência ofensiva da equipa.

Última Actualização: 22 de Fevereiro
Próximo Jogo: @ Moreirense, Domingo às 16:00
Lesionados: João Patrão
Em dúvida:
Indisponíveis: –
A única dúvida para Luís Castro está no miolo do terreno: o regresso de Jefferson Santos, após lesão, pode tirar o lugar a Filipe Melo. O colega de sector, Pedro Tiba, também tem vindo a perder minutos e tem a sombra de Stephen Eustáquio. Caso semelhante ao de Davidson que foi substituído por Perdigão sempre ao fim de 60 minutos, o que pode ser um indicador de que Luís Castro pensa em apostar em Perdigão como titular.

Última Actualização: 21 de Fevereiro
Próximo Jogo: @ Chaves, Sábado às 16:00
Lesionados: Gonçalo Brandão, Thiago Cardoso, Joel Ferreira, Ailton Silva, André Claro
Em Dúvida: Kléber
Indisponíveis: Bruno Gomes (CV)
A lesão de Ailton Silva obriga a adaptação de Mano ao corredor esquerdo, com Abner a ser a alternativa. Perante o desperdício de Ewandro Costa na última jornada, Victor Andrade pode ser opção na ala. Sem um #9 de origem disponível deverá ser Allano a ocupar essa posição. Mesmo que Kléber recupere de lesão, deve iniciar o jogo no banco de suplentes.

Última Actualização: 21 de Fevereiro
Próximo Jogo: @ Belenenses, Sábado às 16:00
Lesionados: Sérgio Barge, Cris
Em Dúvida: –
Indisponíveis: –
Após quatro derrotas consecutivas, é expectável que haja alterações no XI. O reforço Rafael Crivellaro pode estrear-se a titular e jogar a #10, recuando assim Tiago Silva para o duplo pivô, jogando ao lado de Babanco. O outro reforço, Zé Manuel, disputa o lugar de extremo direito com Edson Farias. A falta de golos de Tasos Karamanos e João Silva tem sido uma dor de cabeça para Nuno Manta, pelo que deve continuar a alternar a titularidade entre ambos até um deles conseguir acertar na baliza.

Última Actualização: 21 de Fevereiro
Próximo Jogo: vs Vit. Guimarães, Sábado às 18:15
Lesionados: Gevorg Ghazaryan
Em Dúvida: –
Indisponíveis: –
Na última jornada, o Marítimo regressou à consistência defensiva que lhe é conhecida, pelo que não deverá alterar nada na defesa e no miolo defensivo do seu XI. O regresso de Jean Cléber para a posição #10 é uma possibilidade, sendo essa a única alteração expectável em relação ao último jogo.

Última Actualização: 21 de Fevereiro
Próximo Jogo: vs. Sporting, 2ª Feira às 21:00
Lesionados: –
Em Dúvida: –
Indisponíveis: Hicham Belkaroui (CV)
O central André Micael deve render Hicham Belkaroui, suspenso, na deslocação a Alvalade. O regresso de Alfa Semedo para jogar na posição #6 é outra novidade e pode vir a fazer dupla com Boubacar no miolo dando assim mais músculo à zona intermédia num jogo que se prevê que o Moreirense fará de tudo para retardar que os leões cheguem à vantagem. O egípcio Zizo pode ser a surpresa no XI, jogando numa das alas.

Última Actualização: 21 de Fevereiro
Próximo Jogo: vs Benfica, Sábado às 20:30
Lesionados: André Leão
Em Dúvida: –
Indisponíveis: Marco Baixinho (5A), João Gois (5A)
O regresso de Bruno Santos e Ricardo ao sector mais recuado são alterações certas, sendo que o lateral Filipe Ferreira pode entrar no XI, avançando Héctor Quiñones para funções de cariz mais ofensivo. Uma alteração a pensar sobretudo na valia do adversário desta jornada, o Benfica. Esta temporada Bruno Moreira tem vindo a desiludir e pode perder o lugar para Luiz Phellype.

Última Actualização: 21 de Fevereiro
Próximo Jogo: @ Portimonense, Domingo às 20:15
Lesionados: Danilo Pereira, Ricardo Pereira, Alex Telles
Em Dúvida: Vincent Aboubakar, Jesús Corona
Indisponíveis: Jesús Corona (5A), Paulinho (EMP)
Com muitas baixas para esta jornada, Sérgio Conceição pode apostar na dupla Felipe e Diego Reyes na defesa para evitar que Marcano, que está em risco de exclusão, falhe o clássico. A lesão de Alex Telles vai proporcionar a estreia de Diogo Dalot como titular na Liga. Para o lugar de Jesús Corona existem duas alterantivas: Hernâni e Otávio. A dupla de ataque será Moussa Marega e Francisco Soares. Mesmo que Vincent Aboubakar recupere a tempo de jogar, deverá começar no banco.

Última Actualização: 22 de Fevereiro
Próximo Jogo: vs Porto, Domingo às 20:15
Lesionados: Jadson
Em Dúvida: –
Indisponíveis: Fede Varela (EMP), Wenderson Galeno (EMP)
O regresso de Pedro Sá, após cumprir um jogo de castigo, é uma boa notícia para Vítor Oliveira, que tem apenas Marcel como alternativa para o trio do meio-campo. O tridente ofensivo está a atravessar um grande momento de forma e deverá ser a aposta inicial, com Bruno Tabata e Pires como alternativas, caso algum destes não jogue.

Última Actualização: 21 de Fevereiro
Próximo Jogo: vs Aves, 6ª Feira às 20:30
Lesionados: Gelson Dala, Leandrinho
Em Dúvida: –
Indisponíveis: –
Após a goleada sofrida no Dragão, o central Marcão deve voltar à titularidade. Mas caso Miguel Cardoso não queira fazer nenhum réu desse jogo, Nélson Monte continuará a fazer dupla com Marcelo e o XI será exactamente o mesmo que defrontou o FC Porto. Possíveis alterações na frente só se for a entrada de Nuno Santos ou Diego Lopes para o lugar de Óscar Barreto.

Última Actualização: 22 de Fevereiro
Próximo Jogo: vs Moreirense, 2ª Feira às 21:00
Lesionados: Daniel Podence
Em Dúvida: Bas Dost
Indisponíveis: Jeremy Mathieu (CV)
Com a suspensão de Jeremy Mathieu, André Pinto será titular fazendo dupla com Sebastián Coates. Este último corre o risco de falhar o clássico caso veja um amarelo. A ausência de Fredy Montero no jogo da Liga Europa leva-nos à dúvida se será para ser titular diante do Moreirense ou “castigo” pela fraca exibição frente ao Tondela. O holandês voador terminou o jogo com problemas físicos e pode falhar esta jornada, caso se confirme a sua ausência Seydou Doumbia será titular.

Última Actualização: 22 de Fevereiro
Próximo Jogo: @ Braga, 2ª Feira às 19:00
Lesionados: Nego Tembeng, Junior Pius, Bruno Monteiro
Em Dúvida: –
Indisponíveis: Murilo Freitas (CV), Ricardo Costa (5A), Miguel Cardoso (5A)
Com muitas baixas para defrontar o Braga, são esperadas pelo menos três alterações. Na defesa, Nick Ansell ou Ícaro podem substituir Ricardo Costa. O centro campista Claude Gonçalves é o substituto natural de Bruno Monteiro, com Sulley Muniru como alternativa. As ausências de Murilo Freitas e Miguel Cardoso reduzem as opções para extremo ao chileno Juan Delgado.

Última Actualização: 22 de Fevereiro
Próximo Jogo: @ Marítimo, Sábado às 18:15
Lesionados: Pedro Henrique, Raphinha, Jubal Júnior, Ghislan Konan
Em Dúvida: –
Indisponíveis: Alhasan Wakaso (CV), Júnior Tallo (SUSP)
Sem a habitual dupla de centrais disponível, a dupla João Afonso e Marcos Valente será uma estreia na Liga. Quem também deverá estrear-se a titular é Welthon, com a suspensão de Junior Tallo. A dúvida é perceber se vai jogar a #9 ou na posição de Raphinha, saindo assim Fábio Sturgeon, dando entrada a Rafael Martins como referência ofensiva da equipa.

Última Actualização: 21 de Fevereiro
Próximo Jogo: @ Boavista, Domingo às 18:00
Lesionados: Yannick Djaló, Wallyson Mallmann
Em Dúvida:
Indisponíveis: –
O conjunto sadino está a atravessar uma das melhores fases da temporada e deverá apenas registar o regresso de João Amaral ao XI, em detrimento de André Pereira.
5A — Suspenso por completar uma sequência de 5 amarelos
9A — Suspenso por completar uma sequência de 4 amarelos, após já ter completado a 1ª série, a de 5 amarelos
12A — Uma categoria à parte, por completar uma 3ª série de amarelos, desta vez de 3, e digna dos verdadeiros caceteiros
14A — Nível máximo do “dar pau”, uma categoria feita só para o Vitor Bruno, o ano passado no Feirense
CV — Suspenso devido a cartão vermelho
EMP — Emprestado pela equipa adversária
SEL — Ao serviço da selecção
CAN — Ao serviço da selecção, mas na CAN, que é ainda melhor
SUS — Alguém que fez algo de muito mau e cuja suspensão pode ser medida em meses