
Depois da derrota frente ao Celta, o Barcelona tem de reagir na recepção ao Derpotivo, outra equipa galega. A grande novidade da jornada é o provável regresso de Lionel Messi, após lesão. Empatados no primeiro lugar, os rivais de Madrid não vão querer desperdiçar pontos. Em teoria, ambos defrontam adversários acessíveis.
Las Palmas — Espanyol
Para o Las Palmas, com apenas uma vitória nos últimos 5 jogos, o bom início e a liderança da Liga que alcançaram parecem hoje uma miragem. Na última jornada, só conseguiu evitar a derrota no último minuto, frente ao último classificado. E este fim de semana recebe o Espanyol, uma equipa que está longe de corresponder às expectativas criadas e que quer fugir à zona de despromoção. Em relação aos onzes iniciais, é esperado o regresso dos médios Viera (Las Palmas) e Piatti (Espanyol), após lesão. Sendo duas equipas que procuram urgentemente uma vitória, e sendo duas das piores defesas do campeonato, esperamos um jogo com muitos golos.
Leganés — Sevilla
A equipa de Sampaoli tem sabido aproveitar os pontos perdidos pelos favoritos para se manter nos lugares que dão acesso à Champions. Nesta jornada, o Sevilla desloca-se ao Municipal de Butarque para defrontar o Leganés, que ainda não venceu em casa. Mas o Sevilla não conheceu ainda o sabor de ganhar fora do Sánchez Pizjuán. Acabar com esta barreira psicológica é o objectivo de ambas as equipas.
Barcelona — Deportivo
O Barcelona ainda tem a goleada sofrida na Galiza bem presente na memória. Esta semana volta defrontar uma equipa galega, que nas duas últimas temporadas conseguiu empatar em Camp Nou. Suspeitamos que as rotações de Luis Enrique continuem, apesar das últimas más experiências, pois aproxima-se um jogo contra o “amigo” Pep, pela liderança do grupo da Champions. O jogo com o Deportivo deverá marcar também o regresso de Messi à equipa após lesão, ainda que só deva jogar alguns minutos. O Deportivo vem de uma vitória que veio trazer mais tranquilidade à equipa. Mas o seu registo como visitante é confrangedor, não tendo marcado um único golo fora do Riazor. Contudo, os resultados das duas últimas deslocações ao Camp Nou são a motivação certa para quebrar esse registo.
Atlético de Madrid — Granada
O Atlético é o novo líder da Liga e deverá manter-se como tal, pois recebe o último classificado que tem apenas 2 pontos e a pior defesa da Liga. Depois de um início tremido, o Atlético parece ter reencontrado o seu estilo de jogo. Por isso, acreditamos que Simeone não irá alterar muito a equipa, apesar de defrontar o último. O novo treinador do Granada, Lucas Alcaraz, não poderia pedir pior adversário para a sua estreia. Ninguém exigirá a vitória, isso é certo, mas pede-se uma equipa mais organizada e que recupere psicologicamente os jogadores para o resto da temporada.
Bétis — Real Madrid
Após 3 empates consecutivos, o Real foi foi apanhado na classificação pelo rival de Madrid. Chegou o momento de os jogadores reagirem e porem fim a este ciclo negativo. E o primeiro indicador de que isso irá acontecer foi demonstrado por Cristiano Ronaldo, com os seus 5 golos em 2 jogos por Portugal. Mas nem tudo foram boas notícias durante os jogos das selecções. A lesão de Sergio Ramos, a juntar às de Casemiro e Modric, vem criar mais uma dor de cabeça a Zidane. O Bétis tem mostrado muito pouco neste início de campeonato e para fugir aos lugares de despromoção terá de depositar todas as suas esperanças nas defesas de Adán e nos golos de Rubén Castro.
Alavés — Málaga
A equipa basca, apesar de estar a realizar um campeonato tranquilo, terá de pôr fim aos golos tardios que tem sofrido, pois isso tem retirado pontos que podem vir a fazer falta na luta pelos seus objectivos. Por sua vez, o Málaga, com a vitória na última jornada, conseguiu sair do fundo da tabela. Sendo duas equipas muito calculistas na sua forma de jogar, não é de admirar que seja um jogo com poucas ocasiões e talvez acabe numa igualdade.
Athletic — Real Sociedad
Dérbi histórico no País Basco, em que o empate (4 nos últimos 5 jogos entre ambas as equipas) tem sido o resultado mais comum nas últimas épocas. O Athletic não ganha um dérbi desde a temporada 2011/2012. Esta jornada parece ser uma excelente oportunidade para pôr fim a esta travessia pois, apesar da derrota na última jornada, Los Leones vinham de uma sequência de 4 vitórias. Demonstram, além disso, uma qualidade futebolística superior ao seu adversário. Por sua vez, a Real Sociedad, que tem tido um início de Liga bastante irregular, procurará agarrar-se ao histórico dos últimos confrontos para se motivar e conseguir 2 jornadas consecutivas sem perder.
Sporting Gijón — Valencia
O Sporting Gijón está em queda. Já averbaram 4 derrotas consecutivas, isto depois de um bom início de campeonato. A situação promete não melhorar, pois esta jornada irá defrontar o Valencia que também atravessa um mau momento, mas com a diferença de ter jogadores para dar a volta à situação. No Valencia, o treinador Prandelli fará a sua estreia na Liga após uma experiência mal sucedida no Galatasaray. Sendo Prandelli um treinador italiano, teremos alguma curiosidade para saber se vai recorrer ao 3–5–2 de que eles tanto gostam ou irá manter o 4–2–3–1.
Villareal — Celta de Vigo
Perspectiva-se um excelente jogo entre o Villareal, que ainda não perdeu nesta Liga, e o Celta de Vigo, que vem de uma enorme vitória sobre o Barcelona. Os galegos confirmaram o bom momento que atravessam, com 3 vitórias consecutivas. A equipa de Fran Escribá vem de um empate na última jornada mas continua com o objectivo de alcançar os lugares da Champions bem definido. Para isso, conta com a inspiração dos seus médios, como Samu Castillejo, Sansone ou Soriano. O Celta de Vigo deposita no bom momento de Iago Aspas e Pione Sisto as suas esperanças para poder pontuar no El Madrigal. Ambos conseguiram 2 golos e 1 assistência nas últimas 3 jornadas.
Eibar — Osasuna
O Eibar tem sido uma das boas surpresas neste início de temporada e, ao receber uma das piores equipas de La Liga, poderá chegar aos lugares europeus no final da jornada. Por sua vez, o Osasuna chega a este encontro após uma decepcionante jornada em que ganhavam por 2–0 e deixaram-se empatar no último minuto. Por falar em último, nova derrota do Osasuna e arriscamos a dizer que este será o último jogo de Martin como técnico.