Primeiro Balanço da Liga Espanhola


Nestas primeiras 7 jornadas da Liga Espanhola já houve de tudo e do mais inesperado possível. Desde o Las Palmas ser líder da Liga, ao Valencia ser o último classificado. Pelo meio, houve goleadas, grandes jogos com resultado imprevisível até ao último minuto, tropeções inesperados dos favoritos e, claro, arbitragens polémicas. Mas aqui não é como começa que importa, mas sim como acaba.

Os líderes

À 7ª jornada, os rivais de Madrid partilham a liderança com os mesmos 15 pontos, mas vivem estados de espírito diferentes. O Atlético começou muito mal, com 2 empates nas primeiras jornadas, frente a Alavés e Leganés, equipas que subiram à 1ª Divisão esta temporada. A partir daí, a equipa despertou e conseguiu 4 vitórias e um empate, na visita ao estádio do rival Barcelona. Como não poderia deixar de ser, a equipa de Simeone tem a melhor defesa da Liga.

O Real Madrid, por sua vez, fez um percurso inverso. Começou muitíssimo bem, com 4 vitórias consecutivas em outras tantas jornadas, e chegou a ser líder isolado. Só que nas últimas 3, consentiu 3 empates, deixando-se apanhar pelos rivais de Madrid.

A fechar o pódio da Liga Espanhola, temos o Sevilla de Sampaoli, que faz do Sanchéz Pizjuán uma autêntica fortaleza, onde apenas conhece o sabor da vitória. Como visitante, contudo, ainda não venceu qualquer jogo.

O 4º lugar é ocupado pelo Barcelona, graças a duas inesperadas derrotas. Apesar de ter o melhor ataque da prova, com 22 golos, este início de época tem revelado alguns problemas defensivos, como demonstram os 10 golos sofridos. Isso e as rotações de Luis Enrique, que não têm sido muito felizes.

As surpresas

Entre as boas revelações da Liga Espanhola, incluímos o Las Palmas e o Eibar. Não só por terem registos muito semelhantes, ambas estão a apenas 1 ponto dos lugares europeus e ainda não conhecem o sabor da derrota em casa, mas também por serem equipas com ideias de jogo positivas, independentemente do adversário que enfrentam. Isso ficou demonstrado em jogos com o Real Madrid.

As desilusões

A grande desilusão da Liga, com apenas 6 pontos e em zona de descida, tem sido o Valencia. A equipa che começou a temporada com Pako Ayestarán, que perdeu nas quatro primeiras jornadas, o que levou ao seu despedimento. O lugar foi ocupado por Voro, à condição, que obteve 2 vitórias em 3 jogos, dando um pouco mais de tranquilidade para o novo treinador, Cesare Prandelli, poder trabalhar a partir da 8ª jornada.

Outra equipa que tem desiludido neste início de temporada é o Espanyol de Barcelona. Com reforços com a qualidade de Diego López, José Antonio Reyes, Jurado e Léo Baptistão esperava-se que pudessem lutar para ficar entre a primeira metade da tabela, em vez de lutarem pela manutenção.

No fundo da tabela classificativa, temos Osasuna e Granada, sendo estas as únicas equipas que ainda não averbaram qualquer vitória na Liga Espanhola. Sendo assim, não seria de esperar outro lugar na classificação.

Leave a comment

Design a site like this with WordPress.com
Get started